|
|
Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Semiárido. |
Data corrente: |
06/09/2016 |
Data da última atualização: |
06/09/2016 |
Autoria: |
DUARTE, A. P. M.; CARNEIRO, V. M. O. (org.). |
Afiliação: |
ANA PAULA MENDES DUARTE, MOVIMENTO DE ORGANIZAÇÃO COMUNITÁRIA - MOC - BAHIA; VERA MARIA OLIVEIRA CARNEIRO, MOVIMENTO DE ORGANIZAÇÃO COMUNITÁRIA - MOC - BAHIA. |
Título: |
Contribuições para construção de um currículo contextualizado para o Semiárido. |
Ano de publicação: |
2013 |
Fonte/Imprenta: |
Feira de Santana, BA: MOC, 2013. |
Páginas: |
182p. |
ISBN: |
978-85-64846-07-4 |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
Este trabalho apresenta a experiência do Programa de Educação do MOC ? Movimento de Organização Comunitária, entidade não governamental, com mais de 44 anos de atuação no semiárido baiano, busca contribuir com o desenvolvimento ecologicamente sustentável. A educação contextualizada para convivência com o semiárido, com currículo integrado, metodologia participativa, envolvimento dos sujeitos sociais, a escola produzindo conhecimentos que contribuem para o desenvolvimento sustentável do semiárido, através de ações como: incentivo à convivência com o semiárido, por meio de práticas agroecológicas nas escolas com construção de pátios produtivos, pomares, hortas, cuidado com o solo e água, revalorização da cultura, participação política, contribuição na construção de políticas públicas. Apresenta: Conceitos, princípios e concepções de currículo e de educação no campo contextualizada; Alguns eixos norteadores para a construção de um currículo contextualizado. |
Palavras-Chave: |
Abordagem educacional; Currículo para o Semiárido; Educação contextualizada; Educação rural; Rural education; Rural extension. |
Thesagro: |
Educação cooperativa; Extensão rural; Política educacional; Programa educacional. |
Categoria do assunto: |
B Sociologia Rural |
Marc: |
LEADER 01800nam a2200265 a 4500 001 2052463 005 2016-09-06 008 2013 bl uuuu 00u1 u #d 020 $a978-85-64846-07-4 100 1 $aDUARTE, A. P. M. 245 $aContribuições para construção de um currículo contextualizado para o Semiárido. 260 $aFeira de Santana, BA: MOC$c2013 300 $a182p. 520 $aEste trabalho apresenta a experiência do Programa de Educação do MOC ? Movimento de Organização Comunitária, entidade não governamental, com mais de 44 anos de atuação no semiárido baiano, busca contribuir com o desenvolvimento ecologicamente sustentável. A educação contextualizada para convivência com o semiárido, com currículo integrado, metodologia participativa, envolvimento dos sujeitos sociais, a escola produzindo conhecimentos que contribuem para o desenvolvimento sustentável do semiárido, através de ações como: incentivo à convivência com o semiárido, por meio de práticas agroecológicas nas escolas com construção de pátios produtivos, pomares, hortas, cuidado com o solo e água, revalorização da cultura, participação política, contribuição na construção de políticas públicas. Apresenta: Conceitos, princípios e concepções de currículo e de educação no campo contextualizada; Alguns eixos norteadores para a construção de um currículo contextualizado. 650 $aEducação cooperativa 650 $aExtensão rural 650 $aPolítica educacional 650 $aPrograma educacional 653 $aAbordagem educacional 653 $aCurrículo para o Semiárido 653 $aEducação contextualizada 653 $aEducação rural 653 $aRural education 653 $aRural extension 700 1 $aCARNEIRO, V. M. O.
Download
Esconder MarcMostrar Marc Completo |
Registro original: |
Embrapa Semiárido (CPATSA) |
|
Biblioteca |
ID |
Origem |
Tipo/Formato |
Classificação |
Cutter |
Registro |
Volume |
Status |
URL |
Voltar
|
|
Registros recuperados : 39 | |
2. | | DUARTE, A. P.; CRUZ, J. C. Manejo do solo e semeadura do milho safrinha. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE MILHO SAFRINHA, 6.; CONFERÊNCIA NACIONAL DE PÓS-COLHEITA, 2.; SIMPÓSIO EM ARMAZENAGEM DE GRÃOS DO MERCOSUL, 2., 2001, Londrina. Valorização da produção e conservação de grãos no Mercosul: resumos e palestras. Londrina: FAPEAGRO: IAPAR, 2001. p. 45-71.Tipo: Artigo em Anais de Congresso |
Biblioteca(s): Embrapa Milho e Sorgo. |
| |
8. | | BATISTA, K.; DUARTE, A. P.; CECCON, G.; DE MARIA, I. C.; CANTARELLA, H. Acúmulo de matéria seca e de nutrientes em forrageiras consorciadas com milho safrinha em função da adubação nitrogenada Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, DF, v. 46, n. 10, p. 1154-1160, out. 2011.Tipo: Artigo em Periódico Indexado | Circulação/Nível: A - 2 |
Biblioteca(s): Embrapa Agropecuária Oeste. |
| |
9. | | BATISTA, K.; DUARTE, A. P.; CECCON, G.; MARIA, I. C. D.; CANTARELLA, H. Acúmulo de matéria seca e de nutrientes em forrageiras consorciadas com milho safrinha em função da adubação nitrogenada. Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, DF, v. 46, n. 10, p. 1154-1160, out. 2011. Título em inglês: Dry matter and nutrient accumulation in forage plants intercropped with off-season maize as a function of nitrogen fertilization.Biblioteca(s): Embrapa Unidades Centrais. |
| |
17. | | CECCON, G.; DUARTE, A. P.; NUNES, E. da S.; RIBAS, A. L. B. Panorama In: SEMINÁRIO NACIONAL DE MILHO SAFRINHA, 15., 2019. Jataí, GO. Desafios no cultivo do milho safrinha: livro de palestras. Jataí, GO: UFG, 2019. p. 87-106. Editado por: Maria Cristina Dias PaesTipo: Capítulo em Livro Técnico-Científico |
Biblioteca(s): Embrapa Agropecuária Oeste. |
| |
18. | | OLIVEIRA, E. de; DUARTE, A. P.; CARVALHO, R. V. de; OLIVEIRA, A. C. de. Molicutes e vírus na cultura do milho no Brasil: caracterização e fatores que afetam sua incidência. In: OLIVEIRA, E. de; OLIVEIRA, C. M. de. (Ed.). Doenças em milho: molicutes, vírus, vetores, mancha por Phaeosphaeria. Sete Lagoas: Embrapa Milho e Sorgo; Brasilia, DF: Embrapa Informação Tecnológica, 2004. cap. 1, p. 17-34.Tipo: Capítulo em Livro Técnico-Científico |
Biblioteca(s): Embrapa Milho e Sorgo. |
| |
Registros recuperados : 39 | |
|
Nenhum registro encontrado para a expressão de busca informada. |
|
|